→ Tudo Sobre os Exus ←

Rei das Sete Encruzilhadas

Entidade ESTA SE UM Apresenta Homem Como Avançada de idade, de Pele escura, barba e Olhos Vermelhos, cor de brasa. Traz uma Metade do Corpo seu (o lado Esquerdo) Queimado, Sendo Que SUA perna Esquerda Não funciona Bem, Por Que é isto Muito Comum se apoie em Bastão UM.

Prefere uísque Beber de Qualidade boa e fumar charutos grossos, SUA Voz e rouca, grave e forte. QUANDO ESTÁ manifestado em Algum médium, também Gosta de Azeitonas. É Seu Olhar insustentável e QUANDO SE Alguém em fixação, parece Que o atravessa, Sabendo SEUS Segredos Íntimos MAIS. Como Pessoas Que sentem o conhecem Autoridade Nele Certa respeitam igualdade de oportunidades.

Se desmancha em Passagens Que envia ao Mundo Para quê SUAS transmitam Mensagens Através de cavalos SEUS (médiuns), Sendo que Acontece Todas ISTO COM como demais Entidades de quimbanda. Sua vestimenta Quase sempre É toneladas em vermelho e negro, com toques brancos e dourados Às Vezes (quando as instâncias da Encruzilhada da Lira), prefere uma capa EA cartola. Gosta de Trabalhar com Pouco Público, em sessões Espiritual Força Que tenham, Onde OS Que estejam concentrados nelas se Encontram AO Máximo n dar o Melhor de si. Não e importante A quantidade, e sim uma Qualidade EO Resultado final da cerimónia.

Em SUA ÚLTIMA Encarnação Foi UM Tatá Nganga banto, Que foi trazido Como escravo ao Brasil. Comecou chegando nd Umbanda, Hum Como "exu de baixo "E foi Levantado n" o alto "QUANDO SE OS fizeram sacrifícios Correspondentes nd quimbanda. PORQUE QUANDO LHE perguntamos se denominava "da Lira" respondeu:

"Lira e Uma Cidade africana, Que Orientais FICA NAS Fronteiras do Reino Baganda, De lá venho eu ... "

Tem hum caráSério ter, amável e tranquilo, Mas Também Enérgico Ser PoDE e enojar-se QUANDO HÁ Algo Que Não Gosta elemento. Tem Prazer em Ensinar e doutrinar, POR ISTO ESTÁ Tirando Dúvidas semper um todo Aquele Que LHE faca Perguntas, Perguntas Mais Desde que insólitas Como "PORQUE HÁ estrelas ..." Como comi como Comuns "quero saber se Mais Meu Marido me engana ..."

Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha Sido posto em hum Lugar privilegiado Por alguns autores (os Muita Que escreveram com subjetividade), Ele afirma Mesmo Que Não É o Rei absoluto da quimbanda, E sim Que Apenas UM dos Principais é.

É rigido e severo Quanto a Seguir como Tradições e rituais OS Que se cumpram Passo a Passo Como Ser DEVE, Que mesmo, Como todo "exu"Está uma Aberto Mudanças, movimentações como e Inovações, Semper e QUANDO OS mesmos Sejam Feitos Pelos próprios Exus.

Veludo

Este Exu, Das costas Orientais VEM da África, era suaíli (Negro arabizado). UM Usa turbante na cabeça, e lindos de Tecidos Veludo trazidos de oriente, valeram o apelido LHE Que nd quimbanda de "Veludo" Dado A SUA forma luxuosa de se vestir, não estilosantes muçulmano, Seu Para muitos viram Que tipo de Apresentação Através da Mediunidade, O confundiram com hum cigano EO OS mesmos associaram com. ISTO Não Significa Que Não Trabalhe com Ciganos OS, ao contrário, OU TEM inclusive Uma Passagem Caminho Que se Apresenta Como UM.

Conhecimentos Sobre Tem Para muitos feitiços Que se Fazem Utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e Outros ingredientes. Abre Caminhos OS Limpa e Negativos Trabalhos Feitos cemitérios nos. Gosta de bom uísque e charutos grossos UM.

ALGUNS SEUS Caminhos de São:

Exu Veludo da Meia Noite

Exu Veludo Cigano

Exu Veludo 7 Encruzilhadas

Exu Veludo Menino (Veludinho)

Exu Veludo dos 7 Cruzeiros

Exu Veludo das Almas

Exu Veludo dos Infernos

Exu Veludo da Calunga

Exu Veludo da Praia

Exu Veludo do Oriente

Exu Veludo Sigatana

Exu Veludo do Lixo

Meia Noite

O Exu da Meia Noite Que conhecemos UM Foi negro descendente de escravos, Que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade É um Praticar de feitiços OU Trabalhos Que São efetuados soluço um dos Planetas Influência, como estrelas e SUAS Posições. E prefere, como diz o Seu Nome, receber oferendas e Trabalhos Fazer à Meia Noite, Não Mais Que o Relógio marca nenhuma, e sim uma mágica, Aquela Que se cálculos Dividindo como horas do dia em Que HÁ luz solar e encontrando Justamente SUA Metade.

Gosta de Beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta É TOTALMENTE de cor negra, com toneladas Vermelhos ALGUNS. Traje negro chapéu e E, como Vezes Traz Uma capa.

ALGUNS SEUS Caminhos de São:

Exu Meia da Noite Calunga

Exu Meia Noite das Almas

Exu Meia Praia da Noite

Exu Meia Noite do Mar

Exu Meia Noite do Oriente

Exu Meia Noite das 7 Encruzilhadas

Exu Meia Noite da Capela

Exu Meia Noite do Cruzeiro

Exu Meia Noite da Mata

Cigano

Este, Seu Nome Como indica, se manifesta um soluço Aparência cigano DE UM. QUANDO UM vivia Foi cigano árabe, Que Veio Como escravo ao Brasil UM Junto com Contingente Que Provinha da África Oriental. Seu Nome era Vida em Hassam. Por Ser O primeiro cigano Que não se Iniciou culto afro-brasileiro Que Ele não conheceu cativeiro Junto com OS demais escravos, obteve o Privilegio de Ser o comandante dos demais Ciganos Que se iniciaram, de Onde Passou um chefe do Ser cigano povo. Logo, Quando Começa um manifestar-se, Primeiro nd macumba primitiva, logo DEPOIS NA Umbanda Como e por último "Exu de Alto "da Sé uma Conhecer Como" Cigano L'eru Significa "que:" O Cigano Que foi escravo ", um trocadilho Dando Que um Primeiro chegaram Foi dos que.

Sua vestimenta É Composta de panos Coloridos, turbante e bombacha Estilo não árabe. Sendo hum dos Ciganos poucos (homens) que se Apresentam Desta maneira, ja que A maioria chapéu de feltro com a VEM OU lenço de cabeça, calça, camisa e jaleco, POIs São Ciganos Novos Muito Mais tempo não.

Os outros Exus Que se Ciganos manifestam como, Quase Nunca se chamam "Ciganos", com Por que chegam de Uma MANEIRA geral de Almas São Ciganos iniciaram Que se não culto, e uma Representação Outro Algum de Exu do Alto Comando, por exemplo: Exu Corcunda Cigano.

ALGUNS SEUS Caminhos de São ramos de Onde OS podem Chegar Ciganos Distintos:

Exu Cigano do Oriente - O Que VEM da África Oriental, Arábia e Outros Países Asiáticos.

Exu Cigano do Circo - O Que trabalha - Como Seu Nome indica - Circos e nsa Todos OS Também em Lugares Onde Fazem espetáculos Pública.

Exu Cigano do Pandeiro - É Ele Que um pandeiro com a VEM NA MAO, bom dançarino, tem turco estilosantes um.

Exu Cigano Caló - É um elemento representante Que OS Ciganos Que vieram ao Brasil Desde Portugal, Espanha e França.

Exu Cigano da Praça - Aquele Que se uma dedicação Buscar Oportunidades NAS Praças, parques e feiras Negócios, Fazendo.

Exu Cigano Romano - Quando se Apresenta Como VEM UM cigano Que de Algum dos Países de Europa oriental.

Exu Cigano do Violino - Que É uma Passagem nd qua Ele SABE tocar violino, Cigano UM Sendo rumano.

Exu Cigano da Lira - Que Faz alusão EAo Conceitos: a) Que provém de Uma Cidade Chamada Lira africana e fóruns Que a Um Princípio Ponto de Encontro Entre Várias raças comerciar Pará; b) Que É Compondo Canções hábil, cantado e Instrumentos Variados tocando.

Exu Cigano Giramundo - Que Não SE DEVE COM confundir "Exu Giramundo-Cigano ", POIs Cigano Giramundo Passagem e Uma de Exu Cigano Mostra Que o soluço uma faceta de trota-mundos, andarilho, em carruagem SUA Viajando de povo em povo. Sem dúvida, Giramundo-É um cigano de Representação Exu Giramundo Através de Uma Cigano Como Passagem.

Exu Cigano não Garito - O Que trabalha NAS casas de Jogo clandestino. Devemos ressaltar, que "garito"É Uma palavra cigana.

Há, todavia, Para muitos subRamos-Derivados das Primeiras Passagens e Outras Passagens Também. Devemos deixar claro Que, Na quimbanda, Não HÁ Algum Lugar Ciganos Pará (homens) com Nomes próprios, temos os POIs Ouvido Por aí chegam que: cigano-andrés, Cigano-Ramiro, Cigano-sandro, Cigano-marco, etc Na quimbanda Chega tão Exu Cigano-"de tal parte", OS Espíritos de Ciganos Homens Que Venham Nomes próprios com, NÃO SÃO EXUS DE LEI, Ser. Não devem admitidos giras nas, PORQUE Não pertencem à Nossa religião. Os Ciganos entraram Que Na nossa religião Viviam Quando, dez Até o momento, dos Caminhos Somente UM: a Chegar) Representando a Exu Cigano OU Pombagira Cigana e grupo um; b) qualquer Representando Chegar Exu dos altos comandos e ter AO Denominação um final "cigano".

Exu Angola - Pertence Ao que povo das Almas do Cativeiro.

Exu Cobra Preta - Pertence AO povo das Cobras Que trabalha Dentro do Reino das Matas.

Exu Come-Fogo - NAS Ronda Cercanias dos crematórios e povo AO Pertence do forno.

Exu Coquinho Dos Infernos - Que integra o grupo do Povo dos Infernos (Dentro do Reino da Lira)

Exu da Estrada - Que trabalha NAS rotas e estradas (povo do Cruzeiro da Rua)

Exu Da Lama - Tem uma incumbência Onde HÁ incendios e Faz parte do Povo do Forno.

Exu Dalva - Pertence AO Povo do Cruzeiro do Espaço. Gosta de Trabalhar QUANDO ESTÁ amanhecendo e recebe como Terrenos Abertos em oferendas.

Exu do Ar - Trabalha Sob o comando de Exu Dos Ventos.

Exu Formiga - Pertence AO Povo das Campinas, mora Perto dos formigueiros Onde UM Procura de Alimentos SEUS prediletos: As formigas.

Exu Gato - Trabalhar prefere NAS Encruzilhadas dos montes.

Exu Gererê - Trabalha Dentro do mar, Pertence AO povo dos pescadores, de fato, Significa Seu Nome "red" em linguagem banto.

Exu Hora Grande - Outro tipo de que nome se E.U.A. parágrafo referir-se uma Exu Meia Noite.

Exu Colobô - Que trabalha cemitérios nsa e Ataca condolências, Pertence AO povo das Mirongas.

Exu Lalu - Trabalha NAS Encruzilhadas da praia soluçar como Ordens de Exu Mirim.

Exu Limpa-Trilhos - Trabalha NAS OS vias de trem abrindo caminhos, Pertence AO povo da Encruzilhada de Trilhos e Seu chefe direto É o Exu Marabô.

Exu Mangue - Vive mangues nos.

Exu do Pantanal - Pertence AO povo do Lodo.

Exu Pinga Fogo - Que Pertence AO OU povo dos Fornos do Fogo (povo do fogo material)

Exu Relâmpago - Trabalha nenhum povo da Encruzilhada do Espaço (pontos cardeais), sob a Ordens de Seu Sete gargalhadas.

Exu Sete Horas - Que povo AO Pertence do Cruzeiro do Espaço.

Exu Tira-Toco - Trabalha nsa montes de Eucaliptos um beiradas do marco Pertence AO povo da mata da praia.

Exu Tranca Gira - Trabalha nsa cruzeiros soluçar como Ordens de Exu Tranca Tudo.

Pomba Gira da Terra - Trabalha nsa cemitérios.

Pomba Gira Rosária - Trabalha Mercados e feiras nsa.

Pomba Gira Sete Folhas - Pertence AO povo das árvores e trabalha nd Entrada dos montes.

Exu Aleba


Exu Apavenã


Exu Banze


Exu Bara


Exu Bauru


Exu Boca de Fogo


Exu Caçamba


Exu Cando


Exu Casamenteiro


Exu Chico Preto


Exu da Figueira


Exu da Guiné


Exu da Laranjeira


Exu da Limeira


Exu do Congo


Exu do Mar


Exu Espeto


Exu Folha Seca


Exu Gibóia


Exu João Caveira


Exu João da Bahia


Exu João das Almas


Exu João Calunga


Exu João Mandinga


Exu João Mironga


Exu João Pepeu


Exu Labore


Exu Loa


Exu Lofe


Exu Lona


Exu Madeiro


Exu Maio


Exu Mareiro


Exu Maromba


Exu Marujo


Exu Matança


Exu Miloá


Exu Miro


Exu Olho Grande


Exu Pantera


Exu Pedra Roxa


Exu Pena de Coruja


Exu Pena de Urubu


Exu Pena Preta


Exu Pimenta


Exu Rebolo


Exu Serapião


Exu Sete Baforadas


Exu Sete Dias


Exu Sete Facas


Exu Sete Montes


Exu Sete Pregos


Exu Tata Ndaí


Exu Tatala


Exu Tatu


Exu Tiriri


Exu Tira Teima-


Exu Toquinho


Exu Terra Treme


Exu Três Encruzilhadas da Perdição


Exu Três Penas


Exu Tronco


Exu Tronqueira


Exu Trovoada


Exu Tuniquinho

Pomba Gira Akiesan


Pomba Gira Aruá


Pomba Gira Carangola


Pomba Gira da Lomba


Pomba Gira das Cachoeiras


Pomba Gira das Cobras


Pomba Gira das Flores


Pomba Gira de Belém


Pomba Gira de Maceió


Pomba Gira de Máfia (Da Ilha de Máfia Na África)


Pomba Gira de Pemba (Da Ilha de Pemba Na África)


Pomba Gira Dete


Pomba Gira do Bananal


Pomba Gira do Jardim


Pomba Gira do Luar


Pomba Gira do Oriente


Pomba Gira do Rio


Pomba Gira do Sol e da Lua


Pomba Gira Ganzá


Pomba Gira Kirombô


Pomba Gira Maleva


Pomba gira Maria Alagoana (De Alagoas)


Pomba gira Maria Bahiana (Da Bahia)


Pomba gira Maria Colodina


Pomba gira Maria da Praia


Pomba gira Maria das Almas


Pomba Gira Maria de Minas (de Minas)


Pomba Gira Maria Farrapos


Pomba Gira Maria Lixeira


Pomba gira Maria Mulambo


Pomba Gira Maria Navalha


Pomba Gira Maria Quitéria


Pomba Gira Maria Rosa


Pomba gira Maria Túnica


Pomba Gira Moça Bonita


Pomba Gira Mundana


Pomba Gira Rosa Amarela


Pomba Gira Rosa Caveira


Pomba Gira Rosa Preta


Pomba Gira Rosa Roxa


Pomba gira Rosinha


Pomba Gira Sete Chocalhos


Pomba Gira Sete Cores


Pomba Gira Sete Estrelas


Pomba Gira Sete Maridos


Pomba Gira Sete Ondas


Pomba Gira Sete Saias